quinta-feira, 3 de junho de 2010

SICKO - SOS Saúde

No início da semana participei do excelente III Seminário de Direito à Saúde, promovido pela EMAGIS, realizado no auditório da Justiça Federal, em Florianópolis.
Tudo muito organizado, excelentes palestrantes, mas aqui, já que não posso repassar tudo o que foi dito e debatido, sugiro que assistam ao filme:
"As palavras "sistema de saúde" e "comédia" não são facilmente encontradas na mesma frase, mas no mais recente filme de Michael Moore elas podem ser vistas lado a lado. Para mostrar como as coisas funcionam na terra do Tio Sam, Moore ouve as histórias de vários americanos comuns cujas vidas foram despedaçadas, ou arruinadas pelo sistema de saúde americano. O filme mostra que a crise não somente afeta os milhões de cidadãos que não têm seguro de saúde - mas também milhões de outros que pagam religiosamente suas prestações e que estão freqüentemente lutando com a burocracia e com suas regras oficiais obscuras. Para provar que nem tudo está perdido, o cineasta compara outros sistemas de saúde visitando o Canadá, a Inglaterra, a França e a Cuba onde todas as pessoas recebem um bom atendimento médico de forma gratuita."

Excelente! Nos faz pensar no SUS, em políticas públicas, na destinação de recursos orçamentários, em carga tributária e, principalmente, no direito ao voto! Como nós, que podemos confortavelmente usufruir de planos particulares de saúde, poderíamos colaborar para a melhoria do sistema?!
Agora quero assistir ao "Tiros em Columbine", do mesmo diretor, que já me havia sido indicado.

2 comentários:

  1. Nossa! Que bacana. Lembrei de quando estava na Federal, os cursos, palestras, encontros para ver documentários e filmes eram frequentes... sempre em busca de melhoramento humano.

    Excelente dica. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala!
    E eu, que estudei a vida inteira lá!
    Agora enterrada aqui em meio às araucárias...
    Não é fácil!
    Bjo!

    ResponderExcluir

Mostre a sua!