quarta-feira, 19 de maio de 2010

Desafio aos leitores vorazes!

Últimas Palavras
"Se os contos de fada fossem uma fórmula definitiva para todo tipo de narração, todas as histórias do mundo poderiam terminar com "... e viveram felizes para sempre". Mas na vida real (ou quase isso), as histórias terminam de forma bem mais variada, poética e emocionante. Eu sempre adorei frases finais de livros. Confesso que, desde pequena, me era enorme a tentação de dar uma espiada na última linha, antes mesmo de começar a brochura. Cá entre nós, até hoje faço isso.
Há quem vá dizer que é um absurdo, que isso estraga o livro, que é como saber o final do filme. Digo: nada a ver. Eu gosto tanto de ler (e, convenhamos, tão dificilmente o enredo se conclui em uma única frase) que aviso a todos: é seguro ter essa mania. E, por ter essa mania, juntei um monte de finais - alguns de cabeça, outros de pesquisa - para ver quem aí conhece um livro não só pela capa, mas pelo rabo.
Leiam atentamente. Alguns tiveram certos nomes trocados por um "piiiiiiiii", para não estragar. Depois, corram lá me contar qual final pertence a qual obra!

1. "A gente nunca devia contar nada a ninguém. Mal acaba de contar, a gente começa a sentir saudade de todo mundo."
2. "Estou pensando em bisões extintos e anjos, no mistério dos pigmentos duradouros, nos sonetos proféticos, no refúgio da arte. Porque essa é a única imortalidade que você e eu podemos partilhar, minha piiiiii."
3. "Quero acreditar, mas não posso ter certeza, não se pode ter certeza de nada, que Deus me terá em Sua Glória e sei que Ele agora está rindo."
4. "Existe é homem humano. Travessia."
5. "... ele tinha sido um menino feliz!"
6. "- Que ferro! Podia ter trazido a Alphonsine! E foram tomar xerez à Taverna Inglesa."
7. "piiiiii, a exemplo de piiiiii, tinha a maior afeição por eles, pois, além de tudo o mais, nunca se esqueceram da gratidão que deviam às pessoas por cujo intermédio eles tinham reatado as suas relações, durante aquele passeio pelo Derbyshire."
8. "O velho sonhava com leões."
9. "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
10. "Tem mais não."

Texto dedicado à distraída doçura de Renata Losso, que me inspirou estas linhas de lá do outro lado do Atlântico e me ensinou um dos fins descritos acima."

(Clara McFly às 11:31 AM, do excelente, embora inativo: http://www.garotasquedizemni.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostre a sua!