sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Raízes

"O almoço de domingo era sempre um almoço especial. Naquele dia comiam na sala de jantar, espaçosa e clara, e tomavam todo cuidado para não derramar nenhuma migalha na linda toalha de linho bordado. Nos domingos, a mãe tirava da cristaleira as finas porcelanas brancas e douradas, decoradas com florzinhas cor-de-rosa, e os guardanapos de linho branco tinham os mesmos bordados que a toalha da mesa.
[...]
O almoço de domingo não tinha hora para terminar. Comeram devagar, o mais que puderam. Então a mãe ainda trouxe as sobremesas: uma grande vasilha de espuma de sapo, feita de leite, açúcar e ovos batidos em neve, outra vasilha com pudim de leite e a grande tigela de vidro verde com compota de pêssego."
(em No Tempo das Tangerinas, p. 21)

2 comentários:

  1. Como é bom relembrar os tempos de infância em que, aos domingos, toda familia se reunia para grandes almoços. Gostei. Beijos no teu coração.

    ResponderExcluir
  2. Sim, querida, todos os livros dela (principalmente essa trilogia: Verde Vale, As Brumas Dançam sobre o Espelho do Rio e No Tempo das Tangerinas) nos deixam essa gostosa sensação de saudades dos tempos bons que passamos em família. Beijos!

    ResponderExcluir

Mostre a sua!