sábado, 1 de outubro de 2011

Sobre o show de Maria Bethânia!

Se me perguntassem quais os maiores intérpretes da MPB, ainda vivos, hoje, diria sem titubear: Ney Matogrosso e Maria Bethânia.
Talvez porque sejam da voz deles minhas memórias musicais mais remotas, ainda da infância.
AMO o timbre de voz, a interpretação/encenação e o carisma de ambos!

Bem, como vocês sabem, ontem fui ao show da Maria Bethânia.
Sem dúvida, um dos espetáculos mais emocionantes que já tive a oportunidade de presenciar!
Chegou, pediu licença e, acompanhada do percucionista Carlos César e do maestro e violonista Jaime Alem, deu início à combinação de poemas declamados e cantados.
Como filha de Iansã, fiquei arrepiada com a primeira invocação!

A forma como ela amarra os poemas às músicas nesse espetáculo, é especial! Como se fossem capítulos do show, um tratava do sertão, dos rios da nossa terra (com Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Caetano); outro do que vai de mais íntimo em nós (citando Pessoa, Clarice, Ferreira Gullar); depois, da fé pelo Menino Jesus e Sua Mãe Maria (declamando poemas de Fernando Pessoa, Drummond)... enfim, do humano e do divino com uma delicadeza e sensibilidade ímpares! Sem falar no sincretismo religioso tipicamente brasileiro!
Como música também é poesia, mesclavam-se às leituras: ABC do Sertão, Romaria, Último Pau de Arara, Estranha Forma De Vida, Marinheiro Só, Dança da Solidão, Menino de Jaçanã.

E a interpretação... Encantadora! Até na rima rica de Drummond ela consegue sair do "lugar comum"...
A simpatia e o carisma, são um capítulo a parte...
O engajamento, ao falar da necessidade das escolas públicas, da valorização do professor, da importância da leitura!
De pés descalços, sorriso constante e de uma generosidade contagiante, no final ainda cumprimentou pessoalmente o público que já se aglomerava pertinho do palco.
Uma pena ter sido única apresentação!

(Sinto falta de bons espetáculos, grandes artistas, boas músicas, criatividade em todos os aspectos culturais, enfim... hoje já não surgem mais nomes de relevo, principalmente na MPB... e fiquei feliz quando ela disse que é de uma época em que se compartilhavam emoções, sensações e pensamentos, o que não acontece mais... pois constatei que, apesar dessa vida louca, estressante e competitiva que vivemos, ainda conseguimos dividir, nesse pequeno espaço aqui, muitas coisas bonitas, tocantes, boas, criativas, engraçadas e, acima de tudo, inteligentes! Que consigamos persistir e passar isso adiante por muito tempo ainda!)

Um comentário:

  1. Ney Matogrosso e Maria Bethânia atuam e cantam, são artistas completos.

    ResponderExcluir

Mostre a sua!