quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Orixás

No meio da tarde lembrei que hoje é dia de Oxum.

Oxum corresponde, na Igreja Católica, à Nossa Senhora Aparecida e à Nossa Senhora da Conceição.
O sincretismo religioso é uma coisa que muito me agrada e por isso já andei por tudo.
No Candomblé, assim como em outras religiões (digamos assim), existem várias correntes, no caso específico depende de que país veio a comunidade africana correspondente... por essa razão são dados nomes diferentes aos Orixás (que representam, cada um, uma força da natureza) e a forma de descobrir qual o Orixá que te protege também pode variar.
Em geral, há um Orixá de cabeça (que é o que te guia), um do lado esquerdo e outro do lado direito, dos quais um guia o corpo espiritual e outro o corpo físico, respectivamente.
Pode-se também entendê-los como o guia principal, que te acompanha pelas várias encarnações (seria a essência da alma), o da cabeça que é o que te guia nessa vida e os outros dois.
Enfim... numa dessas minhas explorações, descobri ser filha de Iansã. É o Orixá que me guia nessa vida.
Iemanjá (que é a mãe de todos e Rainha do Mar, senhora dos oceanos) está ao meu lado esquerdo, Ogum ao direito (o guerreiro).
Outra vez me disseram ser filha de Iansã, Iemanjá é minha mãe (meu guia principal) e dos dois lados tenho Ogum e Oxóssi.
Bem, mas o que importa é que hoje descobri que o ano de 2011 será regido por Iansã.
No que isso te interessa? Talvez não interesse. Quem acredita em forças superiores, pode dar a ela o nome de Maomé, Buda, Deus, Orixá, Alá, anjo, santo, o que quiser... no fundo, só acho é que temos que cultivar uma certa espiritualidade.
Então, para o Candomblé, o ano que vem será assim:
"Com Iansã na regência, teremos um ano bastante agitado em todos os sentidos.
Preparem-se para viver fortes emoções no Amor!
Esse Orixá é muito dinâmico, ousado e impetuoso, trazendo expansão e um certo crescimento para aqueles que estiverem alinhados com ela.
Orixá do fogo, Iansã traz muita sensualidade a seus filhos e magnetismo na hora de conquistar um amor.
Para atrair a energia de Iansã use as cores alaranjado, coral e rosa em roupas e peças intimas. Acessórios de cobre e coral também agradam o Orixá. Para pessoas que querem viver intensamente no amor deverão usar vermelho na virada do ano ou o branco para a reconciliação afetiva."

Fê, te liga na primeira dica de simpatia para o fim do ano!!!

Um comentário:

  1. Lú,

    AMEIIIIIII!
    Agora eu desencalho, fé em oxum...

    Agora vaiiiiiiii!!!hehehe

    Obrigadinhaaaa e com a ajuda dos orixás eu ei de desencalhar!! hauhauhau

    Beijos Lú

    ResponderExcluir

Mostre a sua!