quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pobres dos animais que têm que conviver com homens selvagens

"Sete elefantes morreram e um ficou ferido após serem atropelados por um trem no Estado de Bengala, no leste da Índia, informou a polícia local. Os animais tentavam cruzar a ferrovia quando foram atingidos por um trem de mercadorias.
O acidente ocorreu perto da localidade de Binnaguri, no distrito de Jalpaiguri, por volta de 23h15 locais de quarta-feira (14h45 em Brasília), quando os elefantes foram atropelados por um trem que circulava em grande velocidade, explicou uma fonte das forças de segurança à agência "PTI".
O grupo de elefantes se dirigia à floresta de Diana, vindos de outra zona florestal, a de Maraghat, mas dois filhotes ficaram presos nas vias.
Outros membros do grupo foram tentar resgatar os jovens animais, mas o trem chegou e matou cinco deles na mesma hora, deixando outros três feridos. Dois não resistiram e faleceram nesta quinta-feira.
As autoridades não informaram sobre nenhum dano ou descarrilamento do trem de mercadorias, apesar do impacto com os animais.
Após o acidente, outros 25 elefantes ocuparam a via férrea, fazendo com que a circulação fosse paralisada durante quase uma hora.
O tráfego ferroviário também foi interrompido nesta manhã no trecho que liga a cidade de Siliguri com o estado de Assam (nordeste do país), depois que outro grupo de elefantes impediu a circulação no local do acidente.
Um especialista do Instituto indiano de Vida Silvestre explicou que os elefantes, como espécies que vivem em grupo, têm "laços fraternais fortes" e lembrou que "são muito inteligentes".
"A combinação destes fatores e o fato de haver filhotes entre os mortos pode fazer com que reajam de uma maneira muito humana", como ocorreu quando se aproximaram do local do acidente. (tenho certeza que os elefantes, se pudessem se expressar, não gostariam da comparação)
Atropelamentos de elefantes por trens são relativamente comuns nesta região, pois a linha férrea interrompe o percurso que eles costumam seguir, segundo um dos guardas florestais que estiveram no local. (por que uma linha férrea interrompe o percurso dos animais?!)
De acordo com o governo, a Índia tem quase 28 mil elefantes selvagens, sendo que a maioria deles vive no sul e nordeste do país."

3 comentários:

  1. Uma lástima! esse país não possui sequer hospitais para cuidar de pessoas, imagine políticas públicas que se ocupem da vida selvagem? E ainda ficam achando o máximo essa "coisa toda oriental"... Os elefantes são muitos inteligentes, a ponto de praticarem o luto pelos mortos. Algo bem humano. Enfim, viva a India e a inteligência do oriente!

    ResponderExcluir
  2. É... o capitalismo selvagem. Para conseguir se inserir, países como a Índia tentam copiar nosso modelo de mercado, achando que isso gera riqueza. Esquecem que a grande riqueza deles está justamente em preservar o que ainda resta de vida selvagem por lá. Fiquei perplexa com a notícia.

    ResponderExcluir
  3. Meu senhorrrrr, que tristeza!!!!!! Tadinhossss dos elefantinhos! sniff ;(

    ResponderExcluir

Mostre a sua!