segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ideias

"Não posso esperar que alguém me dê a liberdade. A liberdade tem de ser construída por nós mesmos. Como? Cada qual tem de descobrir por si só. Minha liberdade eu construo escrevendo, pintando, mantendo a minha visão simples do mundo, espreitando na selva como um animal, impedindo as intromissões na minha vida privada. O essencial para o homem é a liberdade. Interior e exterior. Atrever-se a ser você mesmo em qualquer circunstância e lugar. A liberdade é como a felicidade: não chega nunca. Nunca se tem completa. É só um caminho. A gente caminha atrás da liberdade e da felicidade. E assim se vive. É só a isso que se pode aspirar."

"Quem inventa as proibições? Alguém inventa por conveniência própria e decide por você: ¨Pode fazer isto, não pode fazer aquilo. Aquele outro faz mal. A moral é isto e o imoral¨…ah, já me foderam muito a vida com leis e proibições e ordens. Me encheram o saco com essas histórias de moral, de ética, do correto, do incorreto. E você enfim descobre que esses senhores vivem como deuses do Olimpo e dissipam tudo no meio do luxo. Mas fazem tudo em segredo, para que ninguém veja, e em público continuam fazendo promessas e o futuro será melhor."

"Muitas vezes o sujeito tenta mudar a vida, ter mais controle, prever alguma coisa. Saber as consequências de uma decisão. Mas não. Somos como essas formigas loucas que correm no jardim e tropeçam umas nas outras, perdendo o rumo uma vez ou outra."
(Pedro Juan Gutierrez em Animal Tropical)

3 comentários:

  1. De liberdade, Gutierrez deve entender mesmo...

    ResponderExcluir
  2. É impressionante o quanto somos, verdadeiramente, domesticados para isso ou para aquilo, para ir (até) lá, ou aqui, acolá.
    Infelizmente, há pessoas que se dão conta tarde demais de que possuem uma liberdade que lhe é tão própria. É triste saber que há pessoas que jamais saberão que possuem essa liberdade e permanecerão presos em seus casulos normativos. Mas por outro lado, é muito bom saber que há pessoas as quais rompem os grilhões das convenções (im)postas, para trilharem (descobrindo) seus livres caminhos em direção à liberdade (de ser).

    ResponderExcluir
  3. Deve mesmo, Vanessa!!! rsrs

    Alguns nem tem noção do quanto podem, Alexandre. O preço da liberdade de ser (e transparecer) pode ser muito alto... Isso renderia boas discussões numa mesa de bar!

    Beijos, queridos!

    ResponderExcluir

Mostre a sua!