quinta-feira, 1 de julho de 2010

Porque o finde está chegando...

PROFITEROLES


MASSA
¼ de xícara de manteiga (50g)
½ xícara de água (120 ml)
1 pitada de sal
½ xícara de farinha de trigo (60g) peneirada
2 ovos
Preaqueça o forno a 180ºC.
Numa panela média, derreta a manteiga em fogo alto com a água e o sal. Retire do fogo e acrescente toda a farinha de uma vez. Mexa rapidamente com uma colher de pau.
Leve de volta ao fogo sem parar de mexer até obter uma masssa que se desprenda do fundo da panela (cerca de 30 segundos). Transfira para uma tigela e junte os ovos, um por vez, batendo bem com uma colher de pau até obter uma massa homogênea.
Coloque um pouco da massa num saco de confeitar com bico tipo pitanga pequeno e, sobre uma assadeira retangular grande, faça os profiteroles com 2cm de diâmetro, deixando 2cm entre eles. Leve ao forno preaquecido até dourar (cerca de 40 minutos). Retire e deixe esfriar na própria fôrma.
Corte os profiteroles ao meio na horizontal e recheie cada um com 1 colher (de chá) de sorvete. Cubra a assadeira com filme plástico ou papel-alumínio e leve ao congelador de um dia para o outro ou por 6 horas, no mínimo, para ficarem bem firmes.

CALDA
100g de chocolate meio amargo, partido em pedaços
1/3 de xícara de creme de leite (80 ml)
¼ de xícara de licor de café
Numa tigela refratária apoiada sobre uma panela com água bem quente (não deixe ferver), derreta o chocolate mexendo delicadamente. Junte o creme de leite, o licor e, com uma colher de pau, mexa bem até obter uma mistura homogênea. Reserve em temperatura ambiente.
Distribua os profiteroles em taças de sobremesa e derrame a calda de chocolate quente por cima.
Sirva imediatamente.

Um comentário:

Mostre a sua!