quarta-feira, 23 de junho de 2010

Rituais I

Houve um tempo em que comprávamos livros lights (tipo best sellers mesmo), para desopilar da sobrecarga de trabalho e manter o prazer pela leitura mesmo em dias estafantes. Os considerados mais interessantes eram repassados de uma pra outra, a fim de que fizéssemos registros às margens e grifássemos as passagens consideradas mais interessantes. Isso nos unia, divertia, fazia com que nos conhecêssemos melhor... era um ritual muito bom. Um dos meus, em especial, foi bastante anotado, até porque, nesse caso, a ficção utilizou-se de um grande filósofo. Aqui vão alguns dos trechos anotados:

"A alegria de ser observado era tão arraigada que a verdadeira dor da velhice, do luto, de sobreviver aos amigos estava na ausência de escrutínio: o horror de viver uma vida inobservada."

"Sua conclusão, então, é que se deve encurtar a morte caso se deseje."

"Assim como ossos, carne, intestinos e vasos sanguíneos estão encerrados em uma pele que torna a visão do homem suportável, também as agitações e paixões da alma estão envolvidas pela vaidade; ela é a pele da alma."

"O importante é a coragem de ser eu mesmo."

"Se as crenças e o comportamento humanos devem ser entendidos, é preciso primeiro varrer a convenção, a mitologia e a religião. Somente então, sem nehuma pré-concepção, qualquer que seja, pode-se ter a pretensão de examinar o sujeito humano."

"Por que não tenta aprender o que tenhoa a ensinar em vez de provar quanta coisa não sei?"

"Não vê que o problema não está no seu sentimento de desconforto? Que importância tem a tensão ou pressão no seu tórax? Quem foi que lhe prometeu conforto? Você dorme mal! E daí? Quem foi que lhe prometeu um sono tranquilo? Não, o problema não está no desconforto. O problema é que você sente desconforto pela coisa errada!"

"Tento ensinar-lhe que os amantes da verdade não temem águas tempestuosas ou turvas. O que tememos são águas rasas!"

"Ele uma vez contou que banhos frios ajudam a enrijar a pele. Haverá uma receita para enrijar a determinação?"

"É claro que você sofre, é o preço da visão. É claro que você sente medo, viver significa correr perigo."

"Perdoa-se aos amigos com mais dificuldade do que aos inimigos."

"O crescimento é mais importante do que o conforto."

"Ele domou sua natureza selvática, transformou seu lobo num cão de raça. E ele denomina moderação. Seu nome real é mediocridade!"

"É bem verdade que minha obsessão por Bertha me mantém fixado à superfície das coisas, não me sobrando tempo para pensamentos mais profundos e sombrios."

"- A mulher mais desejável é a mais assustadora. Não, é claro, devido ao que é, mas devido ao que fazemos dela. Muito triste!
- Triste, Friedrich?
- Triste para a mulher que nunca é conhecida, e triste, também, para o homem."

"Amamos mais o desejo do que o ser desejado."

(Quando Nietzsche Chorou, de Irvin D. Yalom)

Lara, Mari, saudades do que conseguíamos fazer, apesar e além das dificuldades cotidianas! Beijos!

Um comentário:

Mostre a sua!